Cofen já financiou 500 pesquisas de mestrado e vai financiar mais 500 mestrados e doutorados a parti

Cofen já financiou 500 pesquisas de mestrado e vai financiar mais 500 mestrados e doutorados a parti
Os resultados de um dos projetos mais impactantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) começam a surtir efeito em larga escala. Iniciado em 2016, o Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Enfermagem (Profen) já viabilizou o financiamento de 500 pesquisas de mestrado e vai financiar mais 80 doutorados e 420 mestrados, a partir de 2025.
Todo o conhecimento desenvolvido no contexto do programa será disponibilizado por meio da biblioteca digital do Cofen e na plataforma CofenPlay. “É muito emocionante ver os frutos do projeto. É a evidência de que, com vontade política, é possível realizar grandes transformações, mesmo com recursos limitados”, comemora o presidente do Cofen, Manoel Neri.
O programa é desenvolvido em convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A partir dos editais que são lançados regularmente desde 2016, universidades de todo o país podem inscrever programas de pós-graduação em Enfermagem para receber aportes do Cofen. Ao todo, já foram realizados investimentos na ordem de R$ 13 milhões e o programa vai repassar mais R$ 19,5 mi para o financiamento de mestrados e doutorados, a partir de 2025.
Como se tratam de mestrados e doutorados profissionais, a maioria das pesquisas é sobre o desenvolvimento de produtos, protocolos, ferramentas e tecnologias que que podem ser acessadas e incorporadas de maneira objetiva nos serviços de saúde. Representa um salto de qualidade, que levará a Enfermagem do Brasil a um outro patamar.
Inédito
O Profen quebrou paradigmas. Ofereceu vagas de mestrado profissional inclusive na região Norte, onde não havia esse tipo de oportunidade de formação. Da mesma forma, o programa expandiu significativamente a oferta pós-graduação stricto sensu, em nível de mestrado e doutorado profissional, para a formação avançada de enfermeiras e enfermeiros vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país.
Outras barreiras continuam a ser quebradas, a partir da socialização de todo esse conhecimento com a maior força de trabalho do setor. O contato entre as universidades e os serviços de saúde, por meio dos alunos/profissionais egressos do programa, impactam diretamente na qualidade e eficiência da assistência prestada à população brasileira, especialmente no âmbito do SUS.
Em seu novo acordo de cooperação técnica, o convênio Cofen/Capes vai propiciar a formação de mais 500 mestres e doutores em Enfermagem. É uma janela que se abre para um futuro reconhecimento e valorização concreta da profissão no Brasil.
Números importantes
De acordo com dados do primeiro edital do Profen, 57% das pesquisas desenvolvidas por meio do convênio Cofen/Capes se referem à atenção primária, 46% são voltadas à atenção secundária e 29%, à terciária. O índice extrapola 100%, pois existem pesquisas voltadas a mais de um campo ou área de atuação.
Os principais produtos desenvolvidos são tecnologias de SAE (40%), validação de tecnologias por experts (41%), manual/cartilha/guia/folheto (16%), tecnologia educacional (12%), modelos de capacitação (10%), concepção de dispositivo (7%), desenvolvimento de aplicativo (7%), aplicativo móvel (6%), protocolo de intervenção (4%), bundle (4%), software (3%), vídeo educacional (3%), e-book (2%), subconjunto terminológico da CIPE (2%) e desenvolvimento e validação de escala (2%).
“O que dá sentido a esse trabalho é oferecer à Enfermagem do Brasil e do mundo as melhores evidências científicas, produzidas por nós mesmos, por meio de um rigoroso processo acadêmico. Ao sedimentar e difundir esse conhecimento, inauguramos um novo momento, marcado pelo avanço e pela projeção de nossos cientistas e profissionais”, destaca Manoel Neri.
Série de publicações
A partir desta semana, os Conselhos de Enfermagem vão iniciar uma série de publicações sobre as pesquisas desenvolvidas no âmbito do Profen. Além de disponibilizar o conteúdo das teses e dissertações na íntegra no CofenPlay e na biblioteca digital do Cofen (biblioteca.cofen.gov.br), a instituição vai produzir matérias e publicações nas redes sociais para divulgar todas as pesquisas, uma a uma. Acompanhe!
Tempus imperdiet nulla malesuada pellentesque elit eget gravida cum. Sit amet ris nullam eget felis. Enim praesent elementum facilisis leo. Ultricies leo integer.

One touch of a red-hot stove is usually all we need to avoid that kind of discomfort in the future. The same is true as we experienc the emotional sensation of stress from our first instances. We quickly learn to fear and thus automatically. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
- Tag:
- chá,
- planta medicinal,
- erva
Assine Agora
Assine a nossa Newsletter
Já é Assinante? Entrar.
2 Comentários
Al Hasani
One touch of a red-hot stove is usually all we need to avoid that kind of discomfort in future. The same true we experience
Rashed ka.
One touch of a red-hot stove is usually all we need to avoid that kind of discomfort in future. The same true we experience