Propriedades cúrcuma, benefícios e usos que você ainda não conhece

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Cúrcuma: o que é isso?

Açafrão é uma especiaria com uma cor laranja-amarelo e um aroma penetrante, amplamente utilizado na culinária indiana. É obtido pela pulverização do rizoma (caule carnoso semelhante a uma raiz) da curcuma longa , uma planta tropical indiana pertencente à mesma família das zingiberáceas , a mesma do gengibre. A palavra curcuma deriva da língua sânscrita ” kum-kuma ” e do árabe ” kour-koum “, que significa precisamente açafrão, devido à sua semelhança com o tempero mais precioso, do mesmo amarelo brilhante, mas com um aroma diferente. No Ocidente, é usado principalmente na cozinha, em alimentos saudáveis ​​e naturais e como suplemento com inúmeras propriedades.

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Curcuma,” elixir de longa vida na cozinha>

Cúrcuma: como é usado por medicamentos tradicionais

Açafrão tem sido usado por milhares de anos na medicina tradicional chinesa e na Ayurveda como um remédio para muitas propriedades . Na medicina tradicional chinesa, ele é usado para reequilibrar os meridianos do estômago , baço e fígado , também de acordo com essa medicina tradicional que torna o sangue mais fluido e trata os distúrbios femininos . A antiga medicina indiana , Ayurveda , usa essa especiaria para fazer o fluxo de energia, eliminando resíduos e toxinas e recomenda-lo no jejum da manhã, diluindo uma colher de chá na água, como um remédio de desintoxicação . Nos últimos anos, a cúrcuma tem sido objeto de numerosos estudos científicos que não só confirmaram as propriedades identificadas por remédios antigos, mas também descobriram novas.

Propriedades cúrcicas e benefícios

Açafrão desempenha três funções benéficas para a saúde:

  1. inflamatório
  2. antioxidante
  3. imunoestimulador
  • Destas três ações derivam todas as propriedades e benefícios que garantem que o rizoma da cúrcuma e seus extratos sejam úteis no combate às doenças inflamatórias crônicas (do intestino ao articular), para reequilibrar o sistema digestivo, contribuindo para a saúde do estômago , fígado – que desintoxica em profundidade – e intestinos e neutraliza a formação de colesterol LDL (“ruim”) no nível da glândula do fígado . Juntas, suas funções também atuam na prevenção de algumas formas de câncer, bem como na saúde do cérebro e do coração .

  • Como um anti-inflamatório , o tempero é útil em caso de dor muscular esquelética e inflamação típica de artrite e artrose , bem como na presença de dor menstrual , colite , dor de cabeça e enxaqueca , fibromialgia . Além disso, facilita a eliminação da gordura abdominal , dificultada pelo estado inflamatório produzido pelas mesmas células adiposas.
  • Como antioxidante , é útil na prevenção do envelhecimento prematuro e de todos os distúrbios associados, incluindo a desaceleração do metabolismo que leva ao ganho de peso mais facilmente após uma certa idade.
  • A ação imunoestimulante, ao contrário, é útil para fortalecer as defesas do organismo , protegendo-o do ataque de bactérias, vírus e outros elementos nocivos.

Cúrcuma: os ingredientes ativos que o tornam excepcional

É acima de tudo a curcumina , um elemento antioxidante que dá a cor rizoma típica, responsável por todas as propriedades benéficas da especiaria: cada 10g de pó pode conter de 2 a 8g. A curcumina foi identificada pela primeira vez em 1842 pelos cientistas Vogel e Pelletier, que lhe deram o nome.

Cúrcuma: distúrbios e doenças que se beneficiam de seu uso

  1. Diabetes : a curcumina poderia melhorar a resistência à insulina , um fenômeno associado à intolerância à glicose , diabetes , doença cardiovascular e síndrome metabólica (que inclui excesso de peso , especialmente com gordura abdominal , altos níveis de açúcar , colesterol e triglicérides e pressão arterial ) .
  2. Doença celíaca e doença de Crohn : ambas as condições ( doença celíaca até seis meses após a suspensão do glúten) levam a uma condição inflamatória intestinal que se beneficia da adição de suplementos de cúrcuma .
  3. Gastrite : graças à acção anti-inflamatória e antibacteriana desta especiaria, a sua integração contraria a azia (se presente) e contribui para a eliminação do Helicobacter pylori , quando a gastrite é causada por esta bactéria.
  4. Cistite e candidíase : ambas as condições se beneficiam do uso da cúrcuma , com ação antibacteriana, eficaz também contra fungos ( cândida ). Em pouco tempo, resolve a queima e a coceira.
  5. Depressão : a curcumina aumenta os níveis de serotonina e dopamina , dois neurotransmissores envolvidos na regulação do humor. Um estudo descobriu que tomar 1g por dia deste ingrediente ativo alivia a depressão sensivelmente.
  6. A doença de Alzheimer : cúrcuma parece impedir a proteína beta-amilóide (A-beta), implicada na degeneração progressiva das células cerebrais que caracteriza esta forma de demência.
  7. Pequenas feridas, escoriações e picadas de insetos : o tempero também pode ser usado externamente, pois é curativo para pequenas feridas e contusões. Aplicado em pasta (diluído com pouca água natural ou água de rosas) é útil contra picadas de insetos.

Curcuma, uma especiaria sem contra-indicações. Aqui estão as doses a serem tomadas

Tome 2-4g (até 2 colheres de chá de açafrão ) por dia geralmente não causa efeitos indesejados e não é conhecido por ser contra-indicado. No entanto, se tomado em excesso, pode irritar o estômago. Além disso, a sensibilidade individual deve ser sempre considerada. Se você usa um suplemento , você toma 1-2 cápsulas por dia de 400-500mg cada, com um pouco de água e com as refeições. Lembre-se que no curso de experimentos científicos, curcumina , tomado como um suplemento, mostrou não possuir toxicidade até 8g de ingestão diária.

Açafrão usa: com esses alimentos é mais eficaz

Cúrcuma combinada com as substâncias certas é melhor assimilada e fortalece suas propriedades. Aqui estão os elementos que devem acompanhá-lo.

O piper de hortelã melhora a biodisponibilidade (até 2000%!) E a possibilidade de usar a curcumina . A mesma função da piperina também é realizada pela bromelaína de abacaxi (uma enzima anti-inflamatória presente no fruto, mas especialmente no caule, usada como suplemento digestivo para proteínas e diuréticos).

As boas gorduras e, em particular, o Omega 3 absorvem a curcumina mais rapidamente. A curcumina é de fato lipossolúvel, isto é, precisa de uma gordura para dissolver e ser assimilada. Usá-lo, em seguida, juntamente com uma fonte de gorduras boas e ainda melhor do que o Omega 3 , eficaz na neutralização de adiposidades abdominais. Óleo de linhaça , salmão , abacate , nozes e suas sementes de óleo e chia estão bem . Azeite virgem extra rico em gorduras boas também é excelente.

A quercetina aumenta sua ação. Esta substância aumenta as chances de explorar os benefícios da especiaria. Está contido em alcaparras (as mais ricas em peso) em maçãs, uvas pretas, cebolas vermelhas e ainda em aipo e citrinos.

Cúrcuma: usos práticos na cozinha

Apenas 2 colheres de chá de açafrão , adicionado a sopas, arroz, ragu de vegetais e peixe, para estocar a dose diária certa de antioxidantes . Também pode ser usado em infusões ou chá verde , o que lhe dá um aroma picante agradável, bem como em smoothies e smoothies. Ao usar cúrcuma na cozinha, você está sempre atento ao calor , porque reduz suas virtudes: é bom não sujeitá-lo a cozimento prolongado e altas temperaturas que o empobrecem, deteriorando seus ingredientes ativos. O fresco pode ser comido cru , se você escolher em pó, adicione-o apenas no final da preparação, diluindo-o em um pouco de água morna. Açafrão também é excelente para fazer cremes doces, pudins, sorvetes e na massa de bolos, biscoitos e sobremesas assadas em geral. Finalmente, a cúrcuma é o ingrediente principal do curry (mais corretamente, masala), a mistura de especiarias de origem indiana.

Valores nutricionais por 100g de cúrcuma moída

  • Atenção: uma colher de chá corresponde a cerca de 2g e uma colher a cerca de 7g
  • 354kcal
  • 10g de gordura
  • Carboidratos 65g
  • Proteína 8g
  • Fibras alimentares 21g

Turmeric: guia de compra

Em geral a cúrcuma em pó é usada, mas também nos supermercados a raiz fresca é vendida: sua forma é similar à do gengibre . Desde que você o use não só para dar sabor aos pratos, mas também e sobretudo para aproveitar seus princípios ativos, é bom prestar atenção na escolha da qualidade, optando, tanto pela versão em pó quanto pela fresca, pela cúrcuma orgânica , garantia de integridade e qualidade da matéria prima.

Cúrcuma: pode ser cultivada em casa

Cúrcuma podem ser cultivadas em vasos, comprei, neste caso, o rizoma em um viveiro. A primavera é a melhor época para plantar. Deve ser deixado de fora apenas no verão. Cúrcuma é muito frio e tem temperaturas abaixo de 12 ° C. Prefere um clima quente e úmido, com regas freqüentes e uma temperatura entre 20 e 35 graus. Após alguns anos, no inverno, alguns rizomas podem ser colhidos para uso na cozinha, desde que a planta tenha sido cultivada com métodos biológicos. Desta forma, você terá a certeza de ter todas as propriedades e benefícios da cúrcuma disponíveis .

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