7 sinais que você tem açúcar elevado no sangue

Veja aqui os 7 sinais que você tem açúcar elevado no sangue e comece a se cuidar para não ter diabetes.

Os sete sinais que podem revelar um alto risco de diabetes

1. Ganho de peso e formação de gordura abdominal. Se, por outro lado, o peso diminui sem alterar a nutrição diária, isso já pode ser um sinal de diabetes em progresso.

2. Sonolência após as refeições.

3. Ataques repentinos e frequentes de fome.

4. Problemas de estômago.

5. Dores de cabeça freqüentes.

6. Freqüência cardíaca alterada.

7. Coceira generalizada na pele.

O problema do excesso de açúcar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) elaborou novas diretrizes recomendando reduzir a ingestão diária de açúcar (indicando o termo glicose, frutose, sacarose, mesmo que contido em bebidas e alimentos) só 5% da energia diária total é assimilada pela comida: em prática não mais de 25 g diariamente (mas devemos considerar que, por exemplo, uma lata de bebida contém aproximadamente 40 gramas e uma xícara clássica de café 5 gramas) .

7 sinais que você tem açúcar elevado no sangue
7 sinais que você tem açúcar elevado no sangue

As confirmações da ciência

Segundo evidências científicas, os adultos que consomem açúcar dentro dos limites indicados pela OMS têm menor peso corporal e correm menos risco de desenvolver doenças do coração e do cérebro. Mas reduzir apenas esse elemento não é suficiente. Também é necessário substituir o pão, a massa e os grãos refinados por grãos integrais, já que os açúcares dos produtos refinados no sangue se comportam exatamente como a sacarose.

Erros e soluções na mesa

Um cardápio composto por um prato de macarrão branco bem feito com molho de tomate e uma sobremesa dá origem a uma combinação de alimentos que pode facilmente criar uma grande quantidade de açúcar no sangue, aumentando a gordura abdominal.

Um cardápio composto por um prato de macarrão integral al dente, um segundo com legumes e um chocolate amargo sem açúcar como sobremesa manterá o açúcar no sangue equilibrado e contribuirá para a perda de peso e redução do tamanho da cintura, mesmo que haja maiores calorias em relação ao cardápio anteriormente descrito.

O que acaba de ser dito acontece porque para influenciar a absorção de carboidratos de um alimento contribuem sua cocção, assim como as fibras, proteínas e gorduras consumidas na mesma refeição.

Na prática, as fibras presentes na massa integral, mas especialmente nas hortaliças, absorvem parte dos açúcares fornecidos pela refeição impedindo sua assimilação, enquanto as proteínas e gorduras (devem ser de boa qualidade) tendem a retardar o tempo de esvaziamento gástrico, reduzindo o pico glicêmico pós-prandial. Finalmente, o macarrão cozido al dente é absorvido mais lentamente.

Quer saber mais sobre a prevenção do diabetes na mesa? Acompanhe sempre nosso site!!!

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